.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Dr. Leonardo Pompeo: diagnóstico precoce e quebra de tabus sobre câncer de próstata
A Câmara Municipal de Olímpia realizou, na manhã desta terça-feira (5), uma palestra sobre prevenção ao câncer de próstata, dentro da campanha Novembro Azul. A atividade foi conduzida pelo médico urologista Leonardo Pompeo e reuniu servidores da Casa, além dos vereadores Renato Barrera, Otávio Hial e do presidente Flávio Olmos. A iniciativa partiu da vereadora Sônia Guerra.

Durante a palestra, o médico destacou que o câncer de próstata representa cerca de 21% dos casos de tumores em homens e é o segundo mais comum no país, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), com cerca de 71 mil novos casos e 16 mil mortes por ano. Pompeo reforçou que, quando identificado em estágio inicial, o tratamento tem altas chances de sucesso.
“O rastreio deve começar aos 50 anos, mas para quem tem histórico familiar ou homens negros, reduzimos para 45. É fundamental realizar tanto o exame de toque retal quanto o PSA para garantir detecção precoce e tratamento curativo”, explicou o urologista.

O médico alertou que o câncer de próstata pode se desenvolver de forma silenciosa. “Presença de sangue no sêmen, ao urinar, diminuição do jato de urina, mudança na frequência ou surgimento de dor ao urinar são possíveis sintomas, mas nem sempre aparecem”, detalhou.
Ele acrescentou que os principais fatores de risco incluem idade, histórico familiar e alterações genéticas. O acompanhamento médico regular, a partir dos 40 anos, é recomendado para garantir a prevenção e o diagnóstico precoce.

A vereadora Sônia Guerra destacou o papel das mulheres no incentivo à prevenção. “Em casa, tenho quatro homens morando em casa — marido e dois filhos e um neto 'de coração' — e sei a importância de cuidar da saúde. Muitos ainda evitam o médico por vergonha ou desinformação. É nesse ponto que o incentivo das mulheres faz toda a diferença. Conversar, apoiar e quebrar tabus pode ser o primeiro passo para que pais, maridos, irmãos e amigos façam o exame preventivo e detectem o câncer de próstata a tempo”, afirmou.
O encontro teve um momento interativo com perguntas anônimas e abordou com bom humor o tema do exame de toque, desmistificando o assunto e incentivando o cuidado masculino.
.
.
.
.