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PAUTA LEGISLATIVA - Terça-feira, 09 de Setembro de 2025

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Câmara de Olímpia aprova lei que restringe circulação de veículos pesados no perímetro urbano

Lei municipal limita circulação de veículos articulados em áreas urbanas


Câmara de Olímpia aprova lei que restringe circulação de veículos pesados no perímetro urbano

A Câmara Municipal de Olímpia aprovou em redação final, nesta segunda-feira (8), o Projeto de Lei 6.290/2025, de autoria do Executivo, que disciplina a circulação de veículos articulados, de carga e de grande porte no perímetro urbano da cidade. A medida, que havia sido aprovada em primeira votação no início do mês, foi confirmada em segunda discussão e agora segue para sanção do prefeito Eugênio José Zuliani.

 

Objetivo da lei

 

De acordo com a proposta, o tráfego de caminhões e veículos pesados em áreas urbanas será restrito em horários e vias específicas, levando em consideração a segurança viária, o impacto ambiental e a preservação do asfalto. O texto prevê rotas alternativas pelas rodovias Assis Chateaubriand, Natal Breda, Salomão Galib Tanuri e Armando Sales de Oliveira, bem como pela estrada municipal Diógenes Breda Filho, de forma a desviar o trânsito pesado do centro.

 

O Executivo justificou que a regulamentação busca mitigar riscos de acidentes e reduzir o desgaste da malha viária. “O intenso tráfego de veículos pesados compromete a fluidez, gera poluição sonora e aumenta o risco de acidentes com pedestres e ciclistas”, aponta o documento enviado à Câmara.

 

Exceções previstas

 

A lei mantém a circulação autorizada para veículos que realizam abastecimento do comércio, transporte de cargas perecíveis ou vivas, prestação de serviços essenciais como coleta de lixo e água, além de ônibus com mais de 20 passageiros. O Executivo também poderá conceder autorizações especiais mediante justificativa.

 

Debate em plenário

 

Durante a tramitação, vereadores ressaltaram que a medida dará mais segurança ao trânsito urbano e desafogará o centro da cidade. O vereador Gustavo Pimenta observou que a aplicação prática dependerá da Secretaria de Trânsito. “Esse projeto vai dar bastante trabalho para a pasta comandada pelo coronel Zoppelpari, mas é uma medida necessária para organizar a circulação e melhorar a mobilidade”, afirmou.

 

 

Quando entra em vigor

 

A lei entrará em vigor 30 dias após sua publicação oficial, prazo para que a Prefeitura conclua a regulamentação, defina a sinalização e estabeleça os horários de restrição.

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