.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Iniciativas valorizam pilotos e aviadores; vereador é filho do pioneiro Eduardo Jorge Hial, 61 anos de manche
A Estância Turística de Olímpia passa a contar com duas novas datas oficiais em seu calendário. Foram sancionadas as Leis nº 5.159 e nº 5.160, ambas de 26 de agosto de 2025, que instituem o Dia do Piloto e o Dia do Aviador no município.
A Lei nº 5.159 estabelece o dia 26 de abril como o Dia Municipal do Piloto, em alinhamento ao Dia Mundial do Piloto. Já a Lei nº 5.160 define 23 de outubro como o Dia do Aviador, mesma data em que se comemora o Dia Nacional do Aviador e o aniversário da Força Aérea Brasileira (FAB).
As propostas foram apresentadas pelo vereador Otávio Augusto Hial e aprovadas pela Câmara Municipal. O prefeito Geninho Zuliani sancionou as leis, que preveem a possibilidade de realização de eventos e atividades comemorativas organizadas pelo Poder Executivo. Ele é filho de pioneiro da aviação civil em Olímpia, Eduardo Jorge Hial, 61 anos de voo, pilota desde os 18 anos de idade.

Na justificativa do projeto que criou o Dia do Piloto, Hial destacou que a data de 26 de abril “celebra a habilidade, o conhecimento e a responsabilidade dos profissionais que conduzem aeronaves com segurança e eficiência”. Segundo ele, trazer a celebração para o calendário municipal é uma forma de alinhar Olímpia à comemoração internacional e “fortalecer o apreço pela aviação e seus profissionais em nossa comunidade”.
Já em relação ao Dia do Aviador, o vereador lembrou que 23 de outubro é “uma data emblemática para a aviação brasileira”, pois recorda o voo do 14-Bis de Alberto Santos Dumont em 1906, além de marcar o Dia Nacional do Aviador e o aniversário da Força Aérea Brasileira. Hial defendeu que a instituição da data em Olímpia busca valorizar a profissão e “promover a conscientização sobre a importância da aviação e da FAB para a sociedade”.

Com as novas datas, Olímpia passa a integrar o rol de cidades que prestam homenagem direta à aviação e seus profissionais. A iniciativa amplia a visibilidade do setor no município, que tem histórico de ligação com a aviação regional e nacional.
.
.
.
.