.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Reconhecimento celebra sua história como artista, artesã e promotora da cultura local
A Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia realizou na noite desta quarta-feira (6) uma sessão solene para homenagear Reoniquevones Bronhara Puttini (Reunique) com o Prêmio Mulher Destaque 2025. Com o plenário ocupado por familiares, amigos e convidados, a homenagem foi conduzida pela vereadora Sônia Guerra, autora do decreto legislativo, e destacou a atuação de Reunique em prol da arte, da cultura e da valorização do artesanato local.
A solenidade foi aberta com um momento de reflexão espiritual. A neta da homenageada, Manoela Puttini, leu um trecho do Evangelho na tribuna legislativa, antes da execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino a Olímpia.
A mesa diretora contou com a presença do secretário municipal de Turismo e filho da homenageada, Beto Puttini; da secretária municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos, representando o prefeito Geninho Zuliani; e do servidor Rogério, responsável pelo cerimonial.
Trajetória de vida e legado artístico
Durante a leitura do currículo, feita por Beto Puttini, Reunique foi lembrada como uma mulher à frente do seu tempo. Nascida no distrito de Ribeiro dos Santos, formou-se professora normalista em 1970, mas foi no rádio, como cantora, e depois nas artes visuais e no artesanato que deixou sua marca mais duradoura.
Fundadora do Ateliê Reunique, referência em pintura em vidro e espelho no estilo Art Nouveau, ela também criou a Casa do Artesão, em 2002, e ajudou a implantar a Casa do Caipira, dois pontos tradicionais durante o Festival do Folclore. Atuou ainda na decoração de eventos como o Baile do Havaí, desfiles beneficentes e carnavais, além de abrir as portas de sua casa para grupos folclóricos visitantes.
Depoimentos emocionados
A vereadora Sônia Guerra destacou a generosidade da homenageada ao compartilhar seu conhecimento e incentivar outras artesãs. “Ela carregava junto dela as pessoas, para que pudessem prosperar, aprender e vivenciar coisas importantes”, afirmou.
Representando o Executivo, a secretária Jéssica Maria dos Santos ressaltou a importância de reconhecer mulheres como Reunique ainda em vida. “É essencial quando deixamos marcas positivas nas vidas das pessoas. Isso, com certeza, a senhora fez com muito amor.”
Emocionado, Beto Puttini exaltou a trajetória da mãe: “Que vida linda a senhora construiu. A senhora sempre trouxe alegria e sabedoria com sua arte e seu caráter. Todos que estão aqui estão por amor.”
Agradecimento e surpresa especial
Reunique, visivelmente emocionada, agradeceu pela homenagem: “Sou muito feliz pelos filhos que tenho, pelo marido que tive e pelos amigos que conquistei. Muito obrigada de coração.”
Ao final, uma surpresa organizada pela folclorista Cidinha Manzolli emocionou ainda mais o público: a apresentação especial do Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, que veio diretamente do estado do Pará para prestar homenagem à artista olimpiense com cantos e danças da cultura amazônica.
.
.
.
.