.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda-feira a Sexta-feira das 08:00 às 17:00

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Cultura - Segunda-feira, 27 de Junho de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Especialista fala das duas “encarnações” do Fusca em palestra na Câmara de Olimpia

Especialista fala das duas “encarnações” do Fusca em palestra na Câmara de Olimpia


Especialista fala das duas “encarnações” do Fusca em palestra na Câmara de Olimpia

No último sábado na palestra do criador do dia mundial do fusca o presidente Luiz Salata destacou as presenças dentre outros do 1º secretário da mesa diretora Hugo Zanetti(PSB) e nas galerias o representante do deputado federal Itamar Borges (apelidado de Tijolinho) o presidente do Fusca Club de Olimpia Nilton Flávio dos Santos e Benito Benatti. O presidente da Casa de Leis olimpiense chamou Benito de “um herói da cidade que demonstrou a vocação da Estância Turistica verdadeiramente”. Em seguida pediu uma salva de palmas ao presidente do Thermas dos Laranjais. A seguir fez a apresentação do palestrante chamando-o de colega uma vez que Alexsander Gromow também é engenheiro eletricista. A essa altura o protocolo foi quebrado pelo orador que apresentou um pequeno bolo de aniversário para o Nilton Flávio que completou anos neste sábado.] Mais personalidades estiveram prestigiando o evento (que pela segunda vez é apresentado na cidade) Como o provedor da Santa Casa Mário Montini, o ex vereador João Magalhães entre um público selecionado, numeroso e atento. As duas vidas do Fusca no Brasil A Palestra sobre o fusca no Brasil foi dividida em duas partes e teve a duração de quase quatro horas, tendo sido assistida com interesse. Segundo o engenheiro Alexsander “em nosso país o fusca teve duas vidas e duas despedidas. Na verdade como somos terceiro mundo o Fusca deveria ter uma vida mais longa durando até agora”. A primeira história do Volkswagen em nosso país tem início em 1950 com a importação de carros inteiros e kits de carros chamados CKD (Completely Knock Dowm) com uma confusa história entre a Sabrico e a Brasmotor. O primeiro fusca foi vendido no dia 17/11/1950 para o ator Rodolpho Mayer. Em 1953 começou-se a fabricar na Rua do Manifesto no Ipiranga cuja fábrica só foi desativada quando foi construída a de São Bernardo no ABC. Esta primeira vida do Fusca terminou em 1986 na Nova República. E em seguida, por capricho do presidente Itamar Franco Itamar começou a segunda foi mais rápida e melancólica durando aproximadamente três anos recomeçou no dia 26/1/1993 e terminou em 11 de agosto de 1996. Entre os vários filmetes passados na palestra Gromow chamou a atenção para a despedida do fusca no México sem a gozação que foi feita por aqui e com muito respeito e emoção um detalhe chamava a atenção: um museu iria abrigar o carro final e, naquele ano eles já possuíam um museu há mais de 13 anos. A luta no Brasil agora é o estabelecimento de um museu da Volkswagem “que poderia ser na antiga fábrica da rua do Manifesto e o caso do México em termos de museu não pode servir de referência porque é pequeno e inacabado mas o da África do Sul sim, porque o país é menor e já possui”. História nos tempos da criação na Alemanha A história do Fusca é uma das mais complexas e longas da história do automóvel. Diferente da maioria dos outros carros, o projeto do Fusca envolveu várias empresas e até mesmo o governo de seu país, e levaria à fundação de uma fábrica inteira de automóveis no processo. Alguns pontos são obscuros ou mal documentados, já que o projeto inicialmente não teria tal importância histórica, e certos detalhes perderam-se com a devastação causada pela Segunda Guerra Mundial. No início da década de 1930, no ano de 1931 a Alemanha era assolada por uma dura recessão, e tinha um dos piores índices de motorização da Europa. A maioria de suas fábricas era especializada em carros de luxo, montados à mão, e ainda muito caros. Por isso, e mais uma série de fatores, a ideia de um carro pequeno, econômico e fácil de produzir começou a ganhar popularidade. Era o conceito do "Volks Auto" - ou "Volks Wagen", expressões alemãs que traduzem a ideia do "carro popular". O carro foi “adotado” por Ferdinand Porsche que lhe deu a forma final ao fusca. A História no Brasil com um pouco de política. Segundo Gromow é injusto o que se faz em atribuir todos os louros da indústria automobilística do Brasil a JK “ela se deve sim a Getúlio Vargas que manobrou junto aos americanos a Siderurgia Companhia Siderúrgica Nacional e a Petrobrás”. “A GV e seu amigo Lucio Mena Barreto que sempre esteve articulando a indústria Automobilística de 1950” De qualquer forma é uma discussão em aberto. GALERIA DE FOTOS Clique nas imagens abaixo e confira as fotos desta matéria:

180 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de Olímpia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.