Vereador Guto Zanette recebe condecoração em São Paulo
Fundo Social de Solidariedade - Segunda-feira, 16 de Maio de 2011

16/05/2011
Vereador Guto Zanette recebe condecoração em São Paulo
Na noite de sexta feira, 13 de maio, o vereador Guto Zanette, recebeu o colar da Ordem de Dom João VI, patrono e fundador da Justiça Militar da União, no salão nobre do Polo Cultural Casa da Fazenda Morumbi, em São Paulo.
A homenagem feita pela ABACH - Academia Brasileira de Arte, Cultura e História e a Justiça Militar da União, 2ª Circunscrição Judiciária Militar tem intuito de homenagear pessoas, que em suas áreas profissionais e institucionais, estão contribuindo para o desenvolvimento, progresso e aprimoramento do ser humano e da humanidade.
O secretário geral da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, Michel Chelala, também fez suas considerações, falando sobre a importância simbólica da condecoração que estava sendo concedida: “Fazer este colar sobre Dom João VI realmente é resgatar parte da história. Dom João VI foi um homem de uma visão grandiosa, que colocou o Brasil à altura de um país realmente com valores, pois ele trouxe a Biblioteca Nacional, fundou o Banco do Brasil, preparou as primeiras faculdades de Direito, de Engenharia, as corporações militares e, com isso, preparou nosso país para ser uma grande nação”.
Também presente o Príncipe da Nigéria e Presidente do Centro Cultural Africano, Otunba Adekunle Adenromu que falou sobre a importância do dia 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura no Brasil. Nesta data, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea. Percebe-se, por tais significados, o valor que se deu a essa lei. Uma lei de ouro que tornou livres os escravos no Brasil, independentemente dos meandros políticos que cercaram este ato. Afinal, o trabalho escravo era é uma prática desumana. “Temos como missão fortalecer a solidariedade, a ética, a esperança, o talento, o respeito e elevação da auto-estima, além de manter vivas as tradições culturais africanas e afro-descendentes, contribuindo para o desenvolvimento do patrimônio oral, matéria e imaterial da humanidade”.
O comandante da Rota, o tenente-coronel Paulo Adriano Lopes Telhada, presidiu os trabalhos da noite e fez a entrega das homenagens ao vereador Guto Zanette.
“Estou muito feliz por ser indicado pela Academia para receber esta homenagem tão importante. É o reconhecimento dos meus esforços diários para o desenvolvimento e crescimento da minha cidade, já que o propósito da condecoração é honrar um homem que lutou e foi de fundamental importância para o crescimento do Brasil”, disse Guto.