Guto apresentou indicação de “Vale Material” para Executivo
Educação - Segunda-feira, 23 de Maio de 2011

Inspirado pela iniciativa da prefeitura municipal de Fernandópolis, o vereador Guto Zanette, propôs em indicação nº 167/2011 ao prefeito Geninho Zuliani a criação de um Projeto de Lei para o “Vale Material Escolar”. Os alunos das escolas municipais acabariam por ganhar uma tarefa especial: escolher, junto com os pais, o material escolar.
Vereador Guto Zanette
O Vale Material Escolar, garante à família, o direito de compra e escolha, tanto da papelaria, quanto a marca do material escolar que mais combina com cada aluno.
Papelaria de Olímpia
Os valores seriam diferenciados e entregues à familia dos alunos na escola com valores específicos para cada série, desde o berçário ao fundamental. Em seguida, a família escolhe entre as papelarias credenciadas da cidade, o melhor dia e horário para ir às compras.
O prefeito de Fernandópolis, Luiz Vilar ressalta que o Vale implantado em 2010 oferece qualidade e durabilidade dos materiais dos alunos e privilegia o comércio local. “Hoje, além de pode escolher os melhores produtos e ter poder de compra, os alunos apoiam o comércio local usando o Vale nas papelarias de Fernandópolis”, explicou.
Prefeito de Fernandopolis Luiz Vilar de Siqueira
“No final de 2010 fizemos uma avaliação com os pais para medir a satisfação e o vale escolar tem 100% de aprovação”, explicou Darci Marin, Secretária da Educação.
Algumas papelarias tiveram que dobrar a capacidade para atender a demanda. “Tivemos que, praticamente, dobrar o número de funcionários para dar conta. Essa iniciativa da Prefeitura é excelente, pois beneficia tanto os pais e alunos, quanto os comerciantes, que vendem mais e têm a oportunidade de gerar mais emprego”, destacou o empresário Gilmar Fúria Gavioli.
“Com o Vale Material Escolar ficou ótimo. No ano passado fui à papelaria mais próxima da minha casa e agora estou voltando em 2011. A Prefeitura está de parabéns por este projeto. Além da qualidade, outra vantagem é que o dinheiro fica na cidade. Se soubéssemos que seria tão bom, teríamos reivindicado antes”, elogiou a mãe de uma aluna, Tânia Regina Martins Comar.
A iniciativa é inovadora, segundo o prefeito Luiz Vilar. Antes, a Prefeitura comprava os materiais escolares através de licitação, do tipo menor preço, que acabavam não tendo grande durabilidade e qualidade satisfatória.
Em recente visita a Fernandópolis, o vereador Guto Zanette esteve reunido com a presidente da Câmara Municipal Creuza Maria de Castilho Nossa(PDT) e o vereador André Giovanni Pessuto Cândido (PP), buscando esclarecimentos sobre o funcionamento do projeto naquela cidade.
Vereador André, Guto e a presidente da Câmara de Fernandopolis Creuza
Agora Guto tentará conduzir este beneficio para os olimpienses em acordo com o executivo. “É investimento no comercio local, prestigiando nossas lojas e permitindo que os alunos escolham o material que mais lhe agrada”, finalizou Guto.