Salata vai à inauguração da Usina São José em Colina, parceria entre Petrobras e Guarani
Obras - Terça-feira, 30 de Agosto de 2011

30/08/2011
Salata vai à inauguração da Usina São José em Colina, parceria entre Petrobras e Guarani
Guarani, braço sucroalcooleiro do grupo de origem francesa Tereos, inaugurou no dia 26 de agosto uma planta de etanol na usina São José, em Colina (SP), até então produtora apenas de açúcar. De acordo com o diretor presidente da Guarani, Jacyr da Silva Costa Filho, a unidade tem capacidade para produzir 500 metros cúbicos de etanol por dia, com estimativa de produção de 44 mil metros cúbicos na safra 2011/2012. “Contamos com 1.500 produtores rurais, 2.000 prestadores de serviço, o que estimula a produção regional”, afirmou Jacyr.
Com esse projeto, a empresa pretende elevar seu mix alcooleiro dos atuais 38% para 45% do total da cana processada nas usinas da empresa.
O projeto é mais um realizado dentro da estratégia da companhia, de se tornar mais alcooleira, acordada com a sócia Petrobras Biocombustíveis, de quem a Guarani se tornou parceira em abril do ano passado. A estatal deve injetar até 2015 R$ 1,6 bilhão para adquirir 45,9% da companhia. Também estão em curso investimentos para ampliar a capacidade de cogeração de energia com bagaço de cana, além de expansão de outras unidades já existentes.
Para o presidente da Petrobrás Biocombustível, Miguel Rosseto, a produção da destilaria representa investimento no setor. “Estamos contribuindo para migrar de um ambiente de crise de oferta para um cenário de produção sustentável de etanol”, disse Miguel.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, lembrou a crise energética dos anos 70, e destacou as medidas de apoio que o governo tem tomado para incentivo do sucroalcooleiro. “Pró-álcool foi lançado no Brasil desacreditado por muitos, e o país se assume hoje como segundo maior produtor do mundo”, comentou.
O secretário de estado de Energia, José Aníbal Peres de Pontes, representante do governador Geraldo Alckmin na solenidade, contabilizou 212 unidades produtoras de energia no Estado, aliados a açúcar e etanol. José Aníbal se mostrou empenhado em projeto para transporte de açúcar até o porto de Santos utilizando o trem. “Teremos no porto de Santos um terminal coberto como em nenhum outro lugar”, observou.
Para o presidente da Tereos Internacional, Alexis Duval, a inauguração desta nova destilaria é motivo de orgulho e mais um importante passo para o grupo.
O engenheiro Amaury Hernandes, prefeito Geninho, presidente da Guarani, Jacyr Costa e vereador engenheiro Luiz Salata
A inauguração teve ainda a presença de autoridades políticas, como prefeitos municipais, secretários estaduais e representantes do setor sucroalcooleiro.
A ocasião foi prestigiada pelo vereador Luiz Antonio Moreira Salata (PP), líder do prefeito na Câmara, autor da propositura que entregará em breve o título de cidadão honorário olimpiense ao diretor da Guarani, Jacyr da Silva Costa Filho.
Amaury Hernandes, o senador Aloysio Nunes e o vereador Luiz Salata
Link original: http://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/08/22/petrobras-guarani-inauguram-planta-de-etanol-em-sp-925177684.asp
Fotos: Tininho Jr. e Nereu Nadruz