Paratleta Luan Bertasi visita o presidente Salata
Educação - Terça-feira, 22 de Março de 2016

Luan Bertasi paratleta deficiente visual esteve ontem na Câmara para realizar um trabalho escolar e foi recebido pelo presidente da Casa de Leis Luiz Moreira Salata. Em companhia do presidente percorreu as instalações do legislativo.
Pouco antes de completar 23 anos, Luan Perpétuo Bertasi está com as dificuldades próprias de qualquer atleta brasileiro mesmo em ano de Olimpíada mas toca sua vida pra frente olimpicamente estudando administração de empresas no segundo ano da UNIP de São José do Rio Preto.
Luan é deficiente visual desde ano e dois meses de idade quando teve retino blastoma um tumor que ataca as retinas das crianças. O gosto pelo esporte veio da necessidade de superar os problemas de saúde e mais tarde se filiou a DOA, Deficientes Olímpicos Associados.
Ele considera que se sai melhor nas provas de velocidade dos 100 e 400 metros mas uma lesão na coxa o está impedindo de correr e poder participar das Paraolimpíadas do Rio de Janeiro ele aponta também para a falta de patrocínio que ocorre desde o ano passado como uma limitação maior que sua visão.
Uma vida de superação
Ele é medalhista de prata em várias competições no interior do Estado de São Paulo e um número igual de bronze, embora não tenha ainda conseguido a almejada medalha de ouro um dos seus grandes sonhos.
Na vida ele também venceu muitas barreiras e principalmente as do ensino de terceiro grau tendo sido aceito com esforço de sua mãe na UNIP de São José do Rio Preto.No Ensino de segundo grau não teve qualquer problema em cursar a Escola Estadual Wilquem Manoel Neves.