106ª sessão da Câmara presta homenagem ao saudoso cordelista Acedilo Novaes falecido em Olímpia
Educação - Terça-feira, 05 de Julho de 2016

Na 106ª sessão ordinária de 4 de julho de 2016, fizeram uso da palavra, durante o Tempo Regimental três vereadores: Cristina Reale(PR), Pastor Leonardo Simões(SDD) e Luiz Salata(PP), pela ordem.
Tempo Regimental
Cristina Reale subiu à tribuna para declarar estar satisfeita com seu retorno à Casa de Leis no lugar de seu colega de partido, Dirceu Bertoco que voltou à Secretaria de Agricultura do governo Geninho. Disse também que manterá sua luta contra a violação de Direitos para crianças, adolescentes, idosos e para as mulheres. Falou ainda do aprendizado que é trabalhar com o presidente Salata.
Pastor Leonardo destacou sua visita a São Paulo onde pode ver o empenho do prefeito em trazer o museu dos Bombeiros para Olimpia e o prefeito ser condecorado como um dos bravos homens do fogo demonstrando que seu governo tem sido um marco para Olímpia.
Luiz Salata subiu à tribuna para destacar seu compromisso com a área da Saúde e novamente o trabalho que executou junto a dois deputados federais, Paulo Maluf e Beto Mansur que inseriram emendas de mais de meio milhão de reais destinados a compra de equipamentos para as UBSs do município e de custeio neste setor.
Em seguida foram apreciadas e votadas as ementas da ordem do dia dois projetos vindos do Executivo e tratando de suplementação de verbas e outros dois na área imobiliária todos aprovados ficando apenas um para ser visto novamente na próxima sessão.
Sessão em pequenos números
Requerimentos apresentados foram 4, sendo que dois de Marcão Coca(PPS) e dois de Hilário Ruiz(PSD).
Indicações foram um pouco mais, em número de seis: uma de Marco Santos(DEM), outra do Pastor Leonardo e outras quatro de Marcão Coca.
Tribuna Livre e Homenagem
A professora Valéria Tavares levou à sessão uma homenagem ao saudoso cordelista Acedilo Novaes que nasceu em Guaraci, ao tempo em que pertencia a Olímpia contemporâneo do professor Jose Sant’anna em Ribeiro dos Santos.
Foi poeta, alfaiate, caricaturista e organista tal seus múltiplos talentos.
Em 6 de junho nos deixou mantido vivo na memória das crianças da escola Alzira Zacharelli que tem um projeto cultura e pedagógico baseado em literatura de cordel chamado Gente da Gente.
A professora disse também que “numa capital nacional do Folclore o desconhecimento sobre esse homem é uma afronta a sua memória”.
Ela prestou homenagem em versos rimados com duas repetições:
Pra quem não o conhece
Dele assim quero falar
O seu nome é Acedilo
Poeta popular.
A homenagem foi acompanhada de perto pela família da professora, a família do poeta cuja viúva ficou muito emocionada, o violonista Thiago Inácio, os diretores Tânia Alves e Luciano Escanhoela a coordenadora Sylvia da Mata e as professoras Ana Paula e Márcia.
GALERIA DE FOTOS
Clique nas imagens abaixo e confira as fotos desta matéria: