Com economia de até 90% de resíduos gerados, Câmara promove digitalização de processos administrativos
Administração - Terça-feira, 23 de Agosto de 2022

Em busca da melhoria dos serviços prestados à sociedade e tendo em vista o cenário ambiental atual, que demanda constantemente esforços quanto à política socioambiental, a Câmara Municipal de Olímpia alinhou esforços junto à sustentabilidade de suas atividades.
Em consonância com as práticas ecologicamente sustentáveis, o legislativo olimpiense iniciou seu processo de digitalização de arquivos no mês de abril deste ano.
Visando a extinção do uso de documentos impressos, a Câmara Municipal tem por objetivo tornar seus documentos 100% digitais, contribuindo dessa forma com a redução do uso de papel sulfite e, dessa forma, minimizando seu impacto ambiental atual e nas gerações futuras.
Com a digitalização dos documentos, estima-se, além do fim da impressão de documentos, que a segurança e mobilidade serão maximizadas, garantindo dessa forma maior transparência, lisura e modernidade no trâmite das matérias.
Por meio do uso de uma assinatura digital válida, os vereadores e demais servidores poderão protocolar documentos e acompanhar seu trâmite via internet, por meio do site institucional, tendo garantidos a segurança, autenticidade e integridade dos dados públicos.
Para que a mudança transcorra da melhor forma possível,foi realizado treinamento especializado aos servidores a fim de que que a transição ocorra sem maiores problemas e atenda ao interesse público com a maior eficácia.
Economicamente, é previsto que a digitalização reduza os custos operacionais em cerca de 90%. Sustentavelmente, é esperado que o legislativo deixe de gastar mais de 60.000 folhas de papel por ano.